Prio obtém licença do Ibama e prevê início da produção de petróleo em Wahoo em 202
Companhia estima investimento de US$ 870 milhões e projeta primeiros barris entre março e abril do próximo ano
247 - A Prio S.A., maior companhia independente de produção de óleo e gás do Brasil, anunciou em fato relevante que recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Licença de Instalação (LI) para o Sistema de Desenvolvimento da Produção do campo de Wahoo e a interligação dos poços ao FPSO Frade. As informações são do portal Brazil Stock Guide
De acordo com o comunicado publicado pela empresa nesta segunda-feira (15), a autorização permitirá o início imediato das atividades de construção submarina e do tieback dos poços de Wahoo até a unidade flutuante. A embarcação responsável pelo lançamento da linha rígida já foi contratada e notificada, com chegada prevista ao Brasil em outubro.
Produção estimada para 2026
A Prio calcula que o chamado first oil — o início da produção — deverá ocorrer entre março e abril de 2026. Inicialmente, quatro poços produtores estarão em operação, seguidos pela perfuração e conexão de poços injetores. O custo total de desenvolvimento do projeto é estimado em US$ 870 milhões, segundo a companhia.
Expansão estratégica e mercado
Com a nova fase de exploração, a Prio reforça sua estratégia de ampliar a produção a partir da aquisição e reexploração de ativos, além de otimizar custos e eficiência operacional. A empresa declarou que manterá o mercado informado sobre o andamento da execução do projeto.