HOME > Brasil

População mostrou que não quer impunidade e anistia, diz Lula

“O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, disse o presidente

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia no Palácio do Planalto - 30/7/25 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou neste domingo (21) a importância das manifestações realizadas em diversas cidades do país contra a anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Em declaração oficial, Lula afirmou estar alinhado com o sentimento popular expresso nas ruas.

“Estou do lado do povo brasileiro. As manifestações de hoje demonstram que a população não quer a impunidade, nem a anistia. O Congresso Nacional deve se concentrar em medidas que tragam benefícios para o povo brasileiro”, afirmou o presidente, que chega em Nova YorK neste domingo para participar da Assembleia Geral da ONU.

Mobilizações em todo o Brasil

As ruas foram tomadas por atos em defesa da democracia e contra a chamada PEC da Blindagem. Na Avenida Paulista, em São Paulo, cerca de 42,3 mil pessoas participaram do protesto, segundo dados do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP). O levantamento considerou o público às 15h30 em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), com margem de erro de 4,8 mil pessoas.

No Rio de Janeiro, 41,8 mil manifestantes se reuniram em Copacabana, de acordo com a mesma metodologia da USP. O ato, batizado de “Brasil nas ruas”, contou com a presença de parlamentares e artistas.

Entre os nomes que se apresentaram em um trio elétrico estavam Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Marina Sena, Maria Gadú e Os Garotin. Canções como Podres poderes, de Caetano, e Cálice, interpretada por Chico e Gil, marcaram o tom político e cultural da manifestação.

Também foram registradas manifestações em outras capitais como Belo Horozonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Porto Alegre, Curitiba e Teresina.

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...