HOME > Brasil

PL anuncia nova obstrução na Câmara após adiamento de debate sobre fim do foro privilegiado

Líder do partido de Bolsonaro promete travar votações até que a proposta volte à pauta

PL anuncia nova obstrução na Câmara após adiamento de debate sobre fim do foro privilegiado (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

247 - O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), informou nesta terça-feira (12) que a legenda voltará a adotar medidas de obstrução no plenário. A decisão foi tomada depois de o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), adiar a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o foro privilegiado. As informações são do jornal O Globo.

Segundo Cavalcante, a nova estratégia difere da mobilização da semana anterior, quando parlamentares da oposição ocuparam fisicamente a Mesa da Câmara para impedir votações. Desta vez, o partido pretende utilizar recursos previstos no regimento interno para atrasar a tramitação de matérias, evitando o quórum necessário para aprovar projetos. “Nós entendemos isso (não pautar o foro privilegiado), mas não abriremos mão da nossa obstrução. Na quinta-feira, esperamos que venha a pauta e, na semana que vem, resolvemos isso”, afirmou.

O líder do PL disse acreditar que a proposta será incluída na pauta na próxima reunião de líderes, marcada para quinta-feira, quando se define a agenda da semana seguinte. Integrantes da sigla afirmam que a obstrução será mantida até que o texto volte a ser debatido, conforme havia sido acordado previamente com a Mesa Diretora.

A agenda de votações desta semana, no entanto, está esvaziada. Após a crise provocada pela oposição, Hugo Motta deixou de pautar projetos considerados relevantes, como o que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Questionado sobre a ausência de pautas expressivas, Cavalcante minimizou: “Nem o relator do projeto está confortável para votar”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...