PF pede inclusão de Carla Zambelli em lista de difusão vermelha da Interpol
Medida atende à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal
247 – A Polícia Federal solicitou à Interpol, nesta quarta-feira (4), a inclusão do nome da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na lista de difusão vermelha. A medida atende à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ocorre um dia após a parlamentar confirmar que está nos Estados Unidos.
Conforme informações da CNN Brasil, a Interpol já recebeu o pedido. Critérios como possível perseguição política e religiosa serão analisados antes de a organização incluir o nome da parlamentar no documento. A cidadania italiana da deputada não impede o processo — se a solicitação for aceita, Zambelli passará a ser considerada foragida em 196 países, incluindo os EUA.
A deputada fugiu do Brasil dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) condená-la, por unanimidade, a 10 anos de prisão. A sentença foi imposta pela Primeira Turma da Corte, que considerou Zambelli culpada pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Mais cedo, nesta quarta-feira, além do pedido à Interpol, Moraes também expediu um mandado de prisão preventiva contra Zambelli, determinou o bloqueio das redes sociais da parlamentar e o congelamento de suas contas bancárias.