PF amplia serviços para CACs em cinco estados
Nessa nova etapa de implementação, serão oferecidos serviços como apostilamento de endereço e Concessão de Certificado de Registro (CR)
247 - A Polícia Federal disponibiliza a partir desta quarta-feira (16) novos serviços relacionados a colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) nos estados do Acre (AC), Sergipe (SE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Roraima (RR).
Nessa nova etapa de implementação, serão oferecidos os seguintes serviços por meio da plataforma da PF:
- Concessão de Certificado de Registro (CR);
- Apostilamento de endereço;
- Apostilamento de documento;
- Apostilamento de atividade;
- Revalidação de CR.
Esses serviços passam a ser integralmente processados no ambiente digital da PF, como parte da migração de atribuições anteriormente exercidas pelo Exército Brasileiro.
A transição teve início em 1º de julho de 2025, com a Polícia Federal assumindo, gradualmente, a análise e concessão de registros, autorizações, apostilamentos, revalidações, entre outros atos administrativos referentes aos CACs.
A ampliação dos serviços reflete o compromisso da instituição com a continuidade do atendimento e a modernização dos processos.
Em 2023, primeiro ano do governo Lula, o registro de novas armas de fogo para defesa pessoal de cidadãos que vivem no Brasil. A redução foi de quase 82% em relação ao ano anterior. Segundo dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), no ano passado foram cadastradas 20.822 novas armas de fogo para defesa pessoal, número bem inferior às 111.044 armas que foram contabilizadas em 2022.
Segundo a Polícia Federal (PF), esse é o menor número cadastrado de armas de fogo para defesa pessoal desde 2004. Naquele ano, 4.094 registros foram registrados pelo órgão. As pistolas lideram a lista de armas registradas por civis na PF, com 14.277 cadastros feitos em 2023. Em seguida aparecem as espingardas (2.309 registros) e os rifles, com 2.215 (com Abr).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: