Petrobras fecha contratos de R$ 700 mi com a OceanPact
Acordos preveem coleta de dados ambientais marinhos para licenciamento e operações da estatal
247 - A Petrobras firmou dois contratos no valor de R$ 700 milhões com a empresa brasileira OceanPact para monitoramento ambiental marinho, informou o jornal Valor Econômico. Os acordos, assinados após processo competitivo, incluem a coleta de amostras de água, sedimentos e organismos vivos em áreas de interesse da estatal.
De acordo com a OceanPact, os contratos têm como objetivo apoiar as atividades de exploração, produção e pesquisa da Petrobras. “Esses dados são responsáveis pela obtenção e manutenção das licenças ambientais da Petrobras. São parte do compromisso da companhia com o Ibama”, afirmou Fred Marins, diretor da OceanPact Geociências.
Detalhes dos contratos
O primeiro contrato terá validade de três anos e abrange todas as áreas estratégicas da Petrobras. O segundo, com duração de um ano, concentra-se na Margem Equatorial — região considerada prioritária pela estatal. Segundo a prestadora de serviços, não há planos de estudos fora do Brasil.
A Petrobras confirmou ao Valor Econômico a assinatura dos contratos, ressaltando que foram formalizados por meio de processo licitatório em conformidade com a Lei 13.303/2016, conhecida como Lei das Estatais.
A parceria com a OceanPact
A OceanPact é considerada um dos principais fornecedores da Petrobras. “Temos 18 embarcações em contratos com a Petrobras, além de contratos de serviços nas áreas de ‘subsea’, geociências e outros contratos nas áreas de logística e meio ambiente”, destacou Erik Cunha, diretor comercial e de marketing da companhia.