Pesquisa revela que 34% dos brasileiros rejeitam anistia a golpistas
Diante da discordância, o clima de "radicalização" deve aumentar, diz o levantamento do Instituto Ideia
247 - Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Instituto Ideia apontou que 34% dos brasileiros rejeitam anistia a golpistas. O levantamento foi realizado no último dia 9, sob encomenda da Oficina Consultoria.
A questão da anistia mostra que uma maioria é contrária à proposta de livrar os golpistas do 8 de Janeiro da cadeia, embora o cenário permaneça dividido: 34,2% se dizem contrários, 30,7% são favoráveis e 35,1% não têm opinião formada.
Diante da discordância, o clima de "radicalização" deve aumentar, diz o levantamento, apontando que, para as eleições de 2026, 38,2% acreditam que o clima de divisão vai aumentar, enquanto 22% enxergam risco de reações violentas.
A pesquisa foi realizada em 9 de setembro de 2025 pelo Instituto Ideia, a pedido da área de Public Affairs da Oficina Consultoria. Foram entrevistadas 1.543 pessoas em 563 municípios de todas as regiões do país, por meio de questionários online. A amostra é representativa da população adulta brasileira, com controle estatístico por gênero, faixa etária e nível socioeconômico, seguindo parâmetros do Censo do IBGE e do Critério Brasil da ABEP. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.