Orçamento voltado para mulheres terá aumento de quase 15% em 2026
O dinheiro financia iniciativas como a Casa da Mulher Brasileira e o canal de denúncias Ligue 180
247 - O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) enviado pelo governo ao Congresso prevê R$ 168,7 milhões para programas do Ministério das Mulheres em 2026, alta de 14,8% em comparação com 2025. Foi o que apontou o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O dinheiro financia iniciativas como a Casa da Mulher Brasileira, canal de denúncias Ligue 180 e programas de autonomia econômica. As estatísticas foram publicadas neste domingo (28) pela coluna de Mônica Bergamo.
Atualmente, 32 unidades da Casa da Mulher estão em implementação em diferentes estados. Quatro inaugurações previstas para 2025. Também estão previstos investimentos com o objetivo de ampliar a ocupação de mulheres em espaços de poder.
Segundo Carmela Zigoni, assessora política do Inesc, "a boa notícia é que esses recursos finalmente estão chegando aos municípios, onde as mulheres vítimas de violência precisam dos serviços".
Mas o aumento ainda é insuficiente, acrescentou a analista. "A disputa política no Congresso deve considerar a efetividade na execução dos recursos como um dos critérios para incrementar este orçamento, uma vez que o Brasil está muito longe de resolver o problema da violência contra as mulheres".