HOME > Brasil

“Não recuaremos em caso de uma guerra comercial”, diz porta-voz chinês sobre escalada tarifária

Após nova ameaça de Donald Trump, governo chinês afirma que responderá até o fim para defender seus direitos e o sistema multilateral de comércio

Lin Jian, porta-voz da chancelaria chinesa (Foto: Global Times/Chancelaria chinesa)

247 - A China está pronta para enfrentar uma escalda na guerra comercial caso os Estados Unidos insistam em impor novas tarifas a produtos chineses, reforçou nesta quinta-feira (10) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian. A declaração foi dada em coletiva de imprensa e publicada pela agência Xinhua, após o presidente Donald Trump ameaçar novas medidas tarifárias contra Pequim.

Lin destacou que o governo chinês não busca o conflito, mas não aceitará provocações. “Nunca ficaremos de braços cruzados enquanto os direitos e interesses legítimos do povo chinês forem violados, nem enquanto as regras econômicas e comerciais internacionais forem minadas”, afirmou.

O porta-voz afirmou ainda que tomar “contramedidas necessárias contra o bullying dos Estados Unidos” é uma defesa não só da soberania e dos interesses da China, mas também da justiça internacional e do sistema multilateral de comércio. Segundo ele, “uma causa justa conta com amplo apoio”.

Lin criticou o comportamento de Washington, dizendo que os EUA “colocam seus próprios interesses acima dos da comunidade internacional” e que suas ações “são impopulares e terminarão em fracasso”.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...