TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Moraes atende a pedido e dispensa depoimento de José Múcio como testemunha de kid preto

      Ministro da Defesa alegou desconhecimento dos fatos relacionados ao processo que investiga núcleo operacional da trama golpista

      Brasília (DF) - 17/04/2024 - Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara ouve o Ministro da Defesa, José Múcio, comandantes da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, do Exército, general Tomás Paiva, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (15) a dispensa do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de depor como testemunha em uma das ações penais que investigam a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As informações são do g1.

      Múcio havia sido arrolado como testemunha de defesa de Rafael Martins de Oliveira, conhecido como "kid preto", um dos réus no chamado núcleo 3 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Esse grupo é formado majoritariamente por militares e é acusado de dar apoio logístico e operacional ao suposto esquema golpista.

      O depoimento de Múcio estava agendado para o dia 22 de julho, às 9h, mas foi cancelado após o ministro apresentar pedido à Corte por meio da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo o documento protocolado, o ministro da Defesa “desconhece os fatos objeto de apreciação na presente ação penal”.

      De acordo com o texto da AGU, “o requerente informa que desconhece os fatos objeto de apreciação na presente ação penal, motivo pelo qual requer o indeferimento da sua oitiva na qualidade de testemunha”.

      A decisão de Moraes, relator dos processos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro e à articulação anterior, atende ao pedido de dispensa e encerra a participação de José Múcio nesse processo específico.

      Os integrantes do núcleo 3, ao qual Rafael Martins pertence, são apontados como responsáveis por atividades de planejamento e execução logística das ações que buscavam reverter o resultado das eleições de 2022, com base em medidas inconstitucionais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...