HOME > Brasil

Mercado de trabalho ‘vai dar conta’ de tarifaço dos EUA, diz Luiz Marinho

Ministro afirma que impacto das tarifas dos EUA será limitado e que mercado de trabalho brasileiro está preparado

Luiz Marinho (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

247 - O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, declarou nesta quinta-feira (21) que o Brasil está preparado para enfrentar os efeitos do tarifaço de 50% anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A fala foi dada durante o programa Bom Dia, Ministro, da EBC.

Segundo Marinho, o mercado de trabalho nacional apresenta condições de absorver possíveis impactos e não sofrerá um colapso. “Não vejo com esse temor todo o impacto [do tarifaço] que venha a ocorrer [nos empregos no Brasil]. O mercado de trabalho brasileiro está adequado e nós vamos dar conta”, afirmou o ministro.

Estudo do BNDES e possíveis impactos

Durante a entrevista, Marinho citou projeções do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O levantamento estima que, no pior cenário, até 320 mil postos de trabalho poderiam ser fechados em razão da medida.

O ministro, no entanto, relativizou esse número ao compará-lo com o universo de trabalhadores formais no país. “Se tudo desse errado, o impacto seria em ordem de 320 mil de desempregados no Brasil. Para um mercado com estoque de 48 milhões, convenhamos que não seria o desastre total. Então tem muito barulho”, disse.

Setores mais afetados e confiança na economia

Marinho ressaltou que alguns segmentos da economia devem ser atingidos de forma mais severa, enquanto outros sentirão pouco ou nenhum efeito. Para ele, o Brasil tem capacidade de atravessar esse momento com equilíbrio: “Evidentemente que tem alguns setores que são fortemente atingidos, outros são levemente atingidos e outros não são”, explicou.

O ministro reforçou ainda sua confiança na resiliência do país diante das tarifas unilaterais impostas pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “O Brasil vai sair tranquilamente desse processo”, concluiu.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...