Mercadante sugere taxar remessas de criptomoedas ao exterior como alternativa ao aumento do IOF
Presidente do BNDES propõe nova tributação para mitigar impacto do decreto que elevou IOF para 3,5% em algumas transações
247 - Em meio às discussões sobre o recente aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, apresentou uma nova proposta: elevar a tributação sobre remessas de criptomoedas para o exterior. A sugestão visa reduzir os efeitos do decreto que aumentou o IOF de determinadas transações para 3,5%.
Durante evento no BNDES, Mercadante já havia sugerido o aumento do imposto sobre apostas online como forma de compensar o impacto do IOF. Agora, ele propõe discutir a possibilidade de taxar as remessas de criptomoedas enviadas ao exterior. Segundo o presidente do BNDES, ainda não há estudos detalhados sobre o tema, motivo pelo qual não apresentou um percentual específico para a nova tributação.
Na presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Mercadante afirmou que aqueles insatisfeitos com as medidas anunciadas na semana passada deveriam propor alternativas.