TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Maioria dos brasileiros reprova atuação do Congresso, aponta pesquisa Genial/Quaest

      Segundo o levantamento, 51% desaprovam e apenas 42% aprovam a atuação do Legislativo

      Plenário da Câmara (Foto: Lula Marques/ABr)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Pesquisa Genial/Quaest revelou um cenário de forte insatisfação da população brasileira com o desempenho do Congresso Nacional. Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados desaprova o trabalho realizado pelos parlamentares. A consulta, realizada presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho com 2.004 pessoas em todas as regiões do país, perguntou: "você aprova ou desaprova o trabalho que o Congresso Nacional vem fazendo?". O resultado, de acordo com o Metrópoles, mostra que apenas 42% têm uma avaliação positiva da atuação do Legislativo, enquanto 51% expressam desaprovação. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.

      A percepção negativa é ainda mais acentuada entre os homens (55%), entre os brasileiros com ensino superior completo (59%) e entre aqueles cuja renda familiar mensal ultrapassa cinco salários mínimos (60%). Por outro lado, o único segmento em que a aprovação supera a desaprovação é o dos que vivem com até dois salários mínimos: 47% aprovam e 44% reprovam a atuação do Congresso.

      Outro dado expressivo da pesquisa diz respeito à proposta de aumentar o número de deputados federais de 513 para 531. A medida encontra resistência em praticamente todos os segmentos da população: 85% são contra a ampliação, enquanto apenas 9% aprovam a ideia. Um total de 6% não soube ou não quis opinar sobre o assunto.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...