HOME > Brasil

Lula nega "guerra" com Congresso: 'é bom quando há divergência'

A fala ocorre em meio ao impasse envolvendo o aumento do IOF

Brasília (DF), 01/07/2025 - Luiz Inácio Lula da Silva participa do lançamento do Plano Safra 2025/26, no Palácio do Planalto (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante uma agenda no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (4), que não há uma “guerra” entre o governo federal e o Congresso Nacional. Segundo ele, a relação entre os Poderes segue positiva, mesmo com eventuais divergências.

“Sou muito agradecido à relação que eu tenho com o Congresso Nacional. Até agora, nesses dois anos e meio, o Congresso aprovou 99% das coisas que nós mandamos ao Congresso", disse Lula, reforçando que não há espaço para "nervosismo" neste momento do mandato.

“Quando tem uma divergência, é bom, sabe por quê? Porque a gente senta à mesa, vai conversar e resolver. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra, nós vamos resolver isso numa mesa de negociação. Eu não quero nervosismo, porque eu só tenho um ano e meio de mandato", acrescentou.

A fala ocorre em meio ao impasse envolvendo o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mais cedo, nesta sexta, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu os efeitos da decisão do governo de elevar o tributo, bem como da votação no Congresso que derrubou o aumento. Ele convocou uma audiência de conciliação entre os Poderes para o dia 15 de julho.

A Corte também deu prazo de cinco dias para que tanto o Executivo quanto o Legislativo expliquem as motivações para os atos.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...