Lula afirma que será um "soldado do Brasil" na luta contra a fome no mundo
Presidente destacou que o Brasil acabou com a fome e lembrou o legado negativo do governo anterior
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira (28) um pronunciamento, transmitido ao vivo em seu Instagram, em que destacou os avanços de seu governo no combate à fome. Mais cedo, o Brasil foi retirado oficialmente do Mapa da Fome da ONU.
"Encontrei um Brasil com 33 milhões de famintos, e prometi encerrar a fome mais uma vez", disse Lula, ressaltando que esforços ainda precisam ser feitos:
"Conseguimos acabar com a fome. Agora precisamos de um pouco mais de esforço para não termos ninguém", disse o presidente.
"Serei um soldado mundial na luta contra a fome e a pobreza", prosseguiu Lula, que aproveitou para criticar os gastos militares elevados em comparação aos investimentos em combate à fome.
"Não tem sentido alguns governos gastarem trilhões de dólares em equipamentos militares", frisou.
"Sou um soldado do Brasil, da FAO e mundial para combater a fome no mundo", disse Lula, acrescentando: "Hoje sou o homem mais feliz do mundo".
Mapa da Fome - Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.
Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).
O Mapa da Fome é um indicador global da FAO que identifica países em que mais de 2,5% da população sofrem de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).
Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.
O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a ficar abaixo de 2,5%. (Com informações da Agência Brasil).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: