"Nossa guerra sempre foi contra a fome", diz Jorge Messias, da AGU
Advogado-geral da União celebra saída do Brasil do Mapa da Fome e destaca compromisso do governo Lula com políticas públicas de combate à desigualdade
247 - O advogado-geral da União, Jorge Messias, comemorou nesta segunda-feira (28) o anúncio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) de que o Brasil está, mais uma vez, fora do Mapa da Fome. Em publicação nas redes sociais, Messias atribuiu o feito ao empenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em combater a fome e promover justiça social.
"Nada resiste ao trabalho. Não é mera coincidência. Com um governo comprometido em cuidar da população, o Brasil volta a sair do Mapa da Fome. A nossa guerra sempre foi contra a fome! Mais uma conquista do governo do presidente Lula”, escreveu o titular da AGU.
A manifestação se soma à ampla repercussão positiva entre autoridades e lideranças políticas, após a divulgação do relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI), que aponta que o país reduziu a proporção de pessoas em situação de subnutrição para menos de 2,5% da população. O dado considera a média trienal entre 2022 e 2024 e foi anunciado durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, realizada em Adis Abeba, Etiópia.
Reconstrução e prioridade social - A fala de Jorge Messias destaca não apenas a conquista concreta, mas também o simbolismo da superação de um dos períodos mais críticos da história recente do país. O Brasil havia deixado o Mapa da Fome pela primeira vez em 2014, durante os governos petistas, mas voltou a figurar na lista da ONU a partir de 2018, como consequência do desmonte de políticas públicas e do agravamento das desigualdades sociais.
Desde 2023, com o início do terceiro mandato de Lula, o país retomou a trajetória de combate à fome e à miséria por meio de ações integradas como o Plano Brasil Sem Fome, que articula o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e a valorização do salário mínimo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: