Lindbergh: "Justiça brasileira não será intimidada por ameaças internacionais"
Parlamentar reagiu às declarações de Donald Trump que, nesta segunda-feira (7), voltou a comentar a política brasileira ao defender Jair Bolsonaro
247 – O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), reagiu às declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que, nesta segunda-feira (7), voltou a comentar a política brasileira ao defender Jair Bolsonaro (PL), atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado. Mais cedo, pela Truth Social, Trump classificou o processo contra o ex-mandatário como uma “terrível injustiça” e alegou que Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição política.
Em publicação na rede social X, Lindbergh afirmou que a Justiça brasileira é uma expressão soberana da Constituição e do povo e que não será intimidada por “ameaças, bravatas ou rompantes internacionais”.
O deputado também criticou duramente os filhos de Bolsonaro e aliados, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que apoiou a declaração de Trump. Para Lindbergh, esse tipo de narrativa tenta deslegitimar as instituições democráticas, apresentando investigações como se fossem retaliações políticas.
“Defender a soberania de um país é incompatível com o complexo de vira-lata que vai de bater continência à bandeira estadunidense a compactuar que um presidente estrangeiro trate o Brasil como quintal de Washington”, escreveu o petista.
Segundo Lindbergh, o que está em jogo é mais do que a defesa de um ex-presidente: é a defesa da autoridade do Judiciário, da ordem constitucional e da soberania nacional.
“O Brasil não aceitará ser tutelado por potências estrangeiras nem coagido por pressões de aliados políticos do exterior. Aqui, quem julga é a Justiça brasileira. E a resposta da sociedade precisa ser clara: nossa democracia tem donos — e são os 215 milhões de brasileiros, não um presidente norte-americano. BRASIL SOBERANO!”, concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: