Latam atinge maior participação no mercado doméstico em 12 anos
Companhia alcança 41,4% de market share em agosto e consolida expansão no Brasil, segundo dados da ANAC
247 - A LATAM registrou em agosto de 2025 sua maior participação no mercado doméstico brasileiro em mais de uma década. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a empresa alcançou 41,4% de market share, índice que se aproxima do recorde histórico de 41,6%, registrado em julho de 2013.
Segundo a ANAC, a companhia aérea também obteve uma taxa de ocupação doméstica de 86,4% no mês, o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas dos 87,6% alcançados na alta temporada de julho. O desempenho reflete a estratégia de expansão da empresa no Brasil, que tem ampliado operações e bases desde 2021.
Expansão no mercado brasileiro
Nos últimos quatro anos, a LATAM aumentou sua presença de 44 para 59 aeroportos no país, consolidando-se como a empresa que mais investiu na aviação nacional no período. Apenas em 2025, a aérea inaugurou sete novas bases: Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas, Bonito, Dourados e Parnaíba.
No primeiro semestre deste ano, a companhia elevou em 8,5% a oferta doméstica de assentos (ASK) e projeta encerrar 2025 com crescimento entre 9,5% e 10,5% no mercado interno.
Liderança também no mercado internacional
Além da expansão doméstica, a LATAM mantém a liderança internacional no Brasil, com voos próprios partindo do país para 90 destinos no exterior. A empresa prevê crescimento de até 11% na oferta internacional neste ano. Entre as novidades já implementadas estão as rotas Fortaleza–Lisboa, Rio de Janeiro–Buenos Aires e Porto Alegre–Buenos Aires, além de lançamentos anunciados como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.
Preferência entre viajantes corporativos
Desde 2021, a LATAM lidera tanto o mercado doméstico quanto o internacional no Brasil. Em 2024, pelo segundo ano consecutivo, foi apontada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) como a companhia aérea mais escolhida pelos viajantes de negócios no país.
(Com informações do Brazil Stock Guide)