HOME > Brasil

Itamaraty se manifesta contra isenção de visto para estadunidenses, canadenses, japoneses e australianos

Proposta está na pauta do plenário do Senado

Palácio do Itamaraty (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

247 - O Ministério das Relações Exteriores encaminhou uma nota para senadores nesta terça-feira (18) em que se manifesta contra ao projeto de decreto legislativo que busca dispensar cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão de vistos para entrar no Brasil.

De acordo com o G1, a proposta está na pauta do plenário do Senado de quarta-feira (19) e, se aprovada, segue para tramitação na Câmara dos Deputados. O autor é o senador Carlos Portinho (PL-RJ) e o nome escolhido pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP) para relatar o texto foi o de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). 

Atualmente, cidadãos desses países são obrigados a emitir um visto eletrônico, a um custo de US$ 80,90. O Ministério aponta que desde que a medida está em vigor "quase 98 mil pedidos" de vistos foram realizados, a grande maioria para os Estados Unidos.

Para o Itamaraty, a medida é vista como "recíproca" já que esses países continuaram a cobrar visto dos brasileiros que buscam visitá-los.

"A retomada da exigência de vistos de visita para cidadãos dos países indicados restabeleceu os princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento, alicerces da política migratória brasileira", afirmou o ministério em nota.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...