HOME > Brasil

Itamaraty quer foco econômico em reunião com Rubio, mas receia foco dos EUA

Diplomacia brasileira tenta priorizar economia, mas EUA querem discutir o encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump

Lula, à esq. (presidente da República), e Mauro Vieira (chanceler brasileiro) (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá nesta quinta-feira (16) uma reunião estratégica com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.o Itamaraty vê o encontro como oportunidade para reforçar negociações sobre tarifas e sanções aplicadas aos produtos nacionais e a autoridades brasileiras. Segundo a coluna da jornalista Julia Duailibi, do g1, apesar da intenção de manter o foco no campo comercial, há a percepção de que os estadunidenses devem insistir em discutir o futuro encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos.

Além do ministro, a delegação brasileira contará com três nomes-chave: a embaixadora em Washington, Márcia Loureiro, o negociador-geral Maurício Lira e o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, responsável por assuntos econômicos no Itamaraty.

Histórico de contatos 

Não é a primeira vez que os dois diplomatas se encontram. Em anos anteriores, Mauro Vieira, ainda como embaixador em Washington, manteve uma reunião com Marco Rubio, na época senador. O diálogo foi marcado pela discrição e só veio a público após sua realização.

Agora, com Rubio ocupando a chefia da diplomacia estadunidense, a expectativa é de uma postura mais contida. Fontes diplomáticas destacam que, como senador, Rubio tinha intensa atividade nas redes sociais, comentando com frequência sobre política, inclusive a brasileira.

Pauta brasileira e divergências com os EUA

O Itamaraty espera conduzir a conversa em torno de tarifas e sanções que afetam a economia nacional. No entanto, há previsão de que os Estados Unidos tragam à mesa questões de cunho político, especialmente relacionadas à América Latina.

Ainda de acordo com a reportagem, assuntos como a crise na Venezuela e a situação de Cuba devem surgir na agenda estadunidense, contrastando com o objetivo do Brasil de concentrar esforços na frente econômica.

Preparação para encontro presidencial

A diplomacia brasileira também avalia que a reunião de Mauro Vieira com Marco Rubio servirá como preparação para o futuro encontro entre Lula e Donald Trump. Nesse contexto, enquanto o Brasil busca aliviar pressões tarifárias, os Estados Unidos utilizam a reunião como parte de uma estratégia política mais ampla na região.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...