TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Indústria teme "redução de empregos e negócios" com tarifa de 50% dos EUA, alerta CNI ao Senado

      Jefferson Gomes defende "muita negociação" para evitar prejuízos duradouros nas exportações brasileiras para os Estados Unidos

      Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) (Foto: Divulgação/CNI)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson de Oliveira Gomes, expressou preocupação com os impactos das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta terça-feira (15).

      Segundo Gomes, o principal temor do setor industrial brasileiro está nos efeitos estruturais que a medida pode causar ao longo do tempo. “Essa questão de 50% praticamente inviabiliza uma grande quantidade de negócios industriais feitos entre empresas e pessoas. Teremos uma redução de empregos e negócios, mas o efeito de longo prazo é o que mais nos preocupa”, afirmou.

      O diretor defendeu uma postura diplomática e insistente por parte do Brasil, no sentido de reverter ou atenuar a medida adotada pelo governo norte-americano. “Nossa preocupação é de muita negociação. Sem grandes percalços. Conversar, conversar, conversar”, enfatizou.

      A elevação tarifária foi anunciada pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada, e afetou diversos produtos importados do Brasil. 

      O impacto sobre a balança comercial, as cadeias produtivas e os empregos no setor industrial preocupa líderes empresariais e parlamentares, que passaram a debater estratégias para mitigar os danos e buscar canais de diálogo com a administração norte-americana.

      (Com informações do InfoMoney)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...