Governo federal autoriza nomeação de 855 aprovados em concurso público unificado
Publicação no Diário Oficial da União inclui novas contratações temporárias para o Ministério da Saúde e ANS
247 - O governo federal autorizou, nesta quinta-feira (4), a nomeação de 855 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme publicado no Diário Oficial da União. A decisão, que vem com a publicação da Portaria MGI nº 7.455, garante a ocupação de cargos de Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Além disso, duas outras portarias foram publicadas, autorizando contratações temporárias para o Ministério da Saúde e para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Portaria Conjunta MGI/MS nº 66 dá luz verde ao Ministério da Saúde para contratar até 300 profissionais, com funções como técnico administrativo, analista de dados, analista de requisitos processuais, e outros. Já a Portaria Conjunta MGI/MS nº 62 permite que a ANS contrate até 191 pessoas para realizar atividades específicas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no que tange ao ressarcimento de despesas.
As nomeações no âmbito do CPNU são uma etapa importante para o preenchimento das vagas do cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, que desempenhará funções essenciais no acompanhamento das condições de trabalho no Brasil. Ao autorizar essas movimentações, o governo dá continuidade à estruturação das políticas públicas voltadas para a fiscalização do mercado de trabalho, além de suprir a necessidade de reforço nas equipes do Ministério da Saúde e da ANS.