HOME > Brasil

Governo autoriza nomeação de 246 aprovados para ANM e Agência Espacial

Portarias publicadas no Diário Oficial confirmam reforço no quadro de servidores das duas autarquias federais

Minério bruto de terras raras (Foto: REUTERS/Nayan Sthankiya)

247 - O governo federal confirmou nesta sexta-feira (26) a autorização para a nomeação de 246 candidatos aprovados em concursos públicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). A medida foi oficializada por meio das portarias nº 8.187 e nº 8.192, assinadas pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e publicadas no Diário Oficial da União.

Ingressarão na ANM 216 profissionais, sendo 177 no cargo de Especialista em Recursos Minerais e 39 como Analistas Administrativos — ambos de nível superior. Já para a Agência Espacial Brasileira, foram autorizadas 30 nomeações: 15 Analistas em Ciência e Tecnologia e 15 Tecnologistas, também em funções de nível superior.

Ampliação de prazos para inspeção médica

No início deste mês, o Ministério da Gestão editou a Portaria nº 7.809, que amplia o prazo para a realização da inspeção médica oficial, etapa obrigatória antes da posse. Com a mudança, órgãos e entidades podem convocar os aprovados para a avaliação física e mental já a partir da autorização de nomeação, sem necessidade de aguardar a publicação nominal no Diário Oficial.

A inspeção médica tem como objetivo atestar se o candidato está apto a assumir as atribuições do cargo, garantindo tanto a segurança do futuro servidor quanto da administração pública.

Avanços no Concurso Nacional Unificado

Ainda em setembro, o ministério disponibilizou os cartões de confirmação de inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). O documento, acessível no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), informa dados como número de inscrição, local, data e horário da prova, além de registrar atendimentos especiais e uso de nome social.

A prova objetiva está marcada para o dia 5 de outubro e será aplicada em 228 cidades brasileiras. Embora não seja obrigatório, o governo recomenda que os candidatos levem o cartão impresso para facilitar a identificação e a organização nos locais de exame.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...