HOME > Brasil

Gleisi defende pedido de prisão de Ciro Gomes pela Advocacia do Senado após ataques contra Janaína Farias

Ministra considerou ofensas "gravíssimas" e de "machismo repugnante" em caso de violência política que envolve a prefeita de Cratéus

Ciro Gomes (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

247 - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), manifestou apoio à decisão da Advocacia do Senado de solicitar a prisão preventiva de Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará e pré-candidato à Presidência, em decorrência de ataques dirigidos à prefeita de Cratéus, Janaína Farias (PT), ex-senadora e ex-assessora do ministro da Educação, Camilo Santana.

O pedido foi motivado por ofensas reiteradas de Ciro contra Janaína. Em publicação no X (antigo Twitter), Gleisi classificou a medida como acertada. “A Advocacia do Senado agiu muito bem, pois as ofensas de Ciro são gravíssimas e de machismo repugnante. Ele vem desafiando a Justiça com ataques reiterados desde 2024”, escreveu a ministra, prestando solidariedade à prefeita cearense.

Ciro Gomes responde a processo por violência política de gênero contra Janaína Farias na Justiça Eleitoral do Ceará. O episódio mais recente ocorreu em 2024, quando o político discursou em evento em Fortaleza e direcionou críticas a lideranças petistas, como o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, Camilo Santana e a própria Janaína.

Sem apresentar provas, Ciro afirmou que “as delegacias de educação estão loteadas pelo senhor da cueca, que também quer ser senador do Ceará”, em referência a Guimarães. Em seguida, ampliou as acusações, atingindo Santana e Janaína. “Também, pudera, a pessoa que recrutava moças pobres, de boa aparência, para fazer o serviço sexual sujo do seu Camilo Santana virou senadora do Ceará. Agora é prefeita num município do Ceará. E isso é um desafio para o qual os meus queridos amigos estão me chamando para encarar. É para eu encarar? Eu vou encarar”, declarou, sem fornecer detalhes ou provas.

Reação dos citados

Na ocasião, Camilo Santana anunciou que ingressaria com ação judicial contra Ciro. Janaína, por sua vez, respondeu em publicação no Instagram, destacando que o ex-governador “é conhecido por agredir moralmente as pessoas e, principalmente, as mulheres”.

A prefeita tem trajetória ligada ao grupo político de Santana, de quem foi assessora especial durante seus dois mandatos no governo do Ceará. No Ministério da Educação, ela ocupou o cargo de secretária de Gestão da Informação e Inovação.

 

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...