Gleisi chama tarifaço de Trump de “verdadeira chantagem”
Ministra Gleisi Hoffmann diz que medidas da ‘MP Brasil Soberano’ protegem economia e democracia diante da tarifação unilateral dos EUA
247 - A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o pacote de medidas contido na medida provisória intitulada ‘MP Brasil Soberano’ busca blindar o país contra a tarifa imposta pelos Estados Unidos, preservando a atividade econômica e o emprego. As declarações foram feitas nesta quarta-feira (13), durante o evento que marcou a assinatura da MP.
Segundo Gleisi, as ações anunciadas têm como objetivo “proteger o país dos efeitos da tarifação unilateral do governo dos Estados Unidos. Proteger nossas empresas, exportações, a economia, os empregos, as famílias brasileiras”. Ao agradecer a presença dos presidentes do Congresso, Davi Alcolumbre e Hugo Motta, a ministra enfatizou que se trata de “uma grande responsabilidade, que mais uma vez devemos compartilhar com o Congresso”
Proteção à economia e coordenação com o Congresso
No discurso, a ministra destacou o eixo econômico das medidas e o esforço de coordenação política para sua implementação. “Por isso agradeço a presença dos nossos presidentes Davi Alcolumbre e Hugo Motta nesta cerimônia”, disse, reforçando o papel do Parlamento na tramitação da MP e na defesa do setor produtivo brasileiro diante das barreiras impostas por Washington
“Verdadeira chantagem” e defesa da democracia
Gleisi classificou a ofensiva tarifária como uma pressão inaceitável. “O Brasil e o mundo são testemunhas de que esta situação, que consideramos uma verdadeira chantagem, foi provocada por aqueles que tentaram abolir o Estado Democrático de Direito e agora respondem por seus crimes perante a Justiça”, afirmou. Para a ministra, a resposta do governo tem dimensão institucional: “As medidas que apresentamos em defesa da soberania nacional significam a defesa igualmente fundamental da nossa democracia contra novos ataques e ameaças. É por esse compromisso que seguiremos construindo um país melhor e mais justo para todos e todas”.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: