Gleisi celebra "Gás do Povo" e diz que brasileiros foram "sacrificados pelo desmonte da rede de distribuição da Petrobras"
Programa vai beneficiar diretamente mais de 15 milhões de famílias com distribuição gratuita de botijões de gás
247 - A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), manifestou seu apoio ao programa Gás do Povo, lançado oficialmente nesta quinta-feira (4) pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em suas palavras, a iniciativa representa um avanço significativo para mais de 15 milhões de famílias brasileiras que enfrentarão menos dificuldades com o fornecimento de gás de cozinha. Em uma publicação nas redes sociais, a ministra ressaltou a importância de garantir acesso ao gás de cozinha de forma gratuita, principalmente após os impactos negativos causados pela privatização e pelo desmonte da rede de distribuição da Petrobras durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
"O programa Gás do Povo vai melhorar a vida de mais de 15 milhões de famílias. Não era justo que continuassem sacrificadas pela privatização e desmonte da rede de distribuição da Petrobras no governo passado", escreveu Gleisi Hoffmann, destacando a gravidade dos problemas enfrentados pelas camadas mais vulneráveis da população em razão das políticas adotadas no governo anterior. Ela completou sua mensagem parabenizando o presidente Lula pela nova iniciativa, que, segundo a ministra, reflete o compromisso do governo com as pessoas mais necessitadas. "Parabéns, presidente Lula, por mais esta iniciativa de um governo que está do lado do povo", declarou Gleisi.
O programa Gás do Povo tem como objetivo fornecer botijões de gás gratuitos para as famílias de baixa renda, atingindo diretamente 15,5 milhões de lares em todo o Brasil. A iniciativa visa combater a pobreza energética, além de promover maior justiça social e reduzir os custos para as famílias que ainda dependem de fontes de energia como lenha e álcool, com impactos negativos à saúde.
A operação do programa será realizada de forma descentralizada, com a entrega de botijões de gás diretamente nas revendedoras credenciadas, buscando maior eficiência, transparência e controle no processo. O impacto do programa será mais significativo nas regiões mais vulneráveis, como o Nordeste, onde a maior parte das famílias contempladas reside.