HOME > Brasil

Galípolo esclarece: "Banco Central está aprimorando a segurança do Pix"

Medidas do Banco Central vão dificultar as fraudes e beneficiar todos os brasileiros, afirma Galípolo

Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo REUTERS/Adriano Machado/foto de arquivo (Foto: REUTERS/Adriano Machado/foto de arquivo)

247 - "O Banco Central está aprimorando a segurança do Pix", informa por meio da rede social X o presidente da instituição, Gabriel Galípolo. 

Segundo ele, a partir de abril, as chaves Pix que não sejam vinculadas a pessoas ou empresas reais serão canceladas. Em vídeo, ele explica como a medida vai dificultar as fraudes e beneficiar todos os brasileiros. 

O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (6), novas alterações no Regulamento do Pix para fortalecer os mecanismos de segurança do sistema de pagamentos instantâneos. As mudanças incluem a exclusão de chaves vinculadas a CPFs e CNPJs irregulares na Receita Federal, além de novas restrições para a alteração de dados em chaves cadastradas.

Segundo o BC, participantes do Pix deverão excluir chaves associadas a pessoas e empresas cuja situação cadastral esteja irregular. Isso inclui CPFs com status “suspenso”, “cancelado”, “titular falecido” e “nulo”, bem como CNPJs classificados como “suspenso”, “inapto”, “baixado” e “nulo”. A medida visa garantir que os nomes vinculados às chaves Pix estejam em conformidade com os registros da Receita Federal.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...