HOME > Brasil

FUP e FNP pedem ao governo Lula que suspenda a exportação de petróleo para Israel

Federações pedem que o Brasil adote uma postura mais firme diante do conflito na Faixa de Gaza

Bomba de petróleo (Foto: Pascal Rossignol)

247 – A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviaram uma carta conjunta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos principais ministros do governo brasileiro. No documento, as federações pedem que o Brasil adote uma postura mais firme contra Israel diante do conflito na Faixa de Gaza e suspenda imediatamente a exportação de petróleo para o governo de Benjamin Netanyahu.

O apelo se baseia nas posições públicas recentes do governo brasileiro, que tem condenado a ofensiva israelense no território palestino. Para os petroleiros, no entanto, as manifestações diplomáticas não são suficientes diante da crise humanitária.

“As federações enfatizam a necessidade de o Brasil ir além das declarações públicas e implementar um embargo energético robusto contra Israel, em conformidade com suas obrigações legais internacionais”, diz nota divulgada nesta quarta-feira (28).

Segundo a FNP e a FUP, o Brasil exportou cerca de 2,7 milhões de barris de petróleo bruto para Israel somente em 2024 — volume que, segundo elas, abastece parte significativa da máquina de guerra israelense.

Citando iniciativas como a suspensão das exportações de carvão da Colômbia para Israel e campanhas internacionais como a #BlockTheBoat, as federações pedem que o governo federal interrompa imediatamente o envio de petróleo ao país e apoie as medidas de responsabilização lideradas pela ONU.

“A carta é um apelo para que o Brasil honre seu legado diplomático, reafirme sua posição do lado certo da história e garanta que suas políticas econômicas reflitam seus compromissos éticos e legais com a defesa dos direitos humanos e do direito internacional”, informa o comunicado.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...