Fraude na Americanas: PF investigará funcionários do Santander e Itaú por suposta participação em esquema
Foco dessa nova etapa da investigação está nas informações fornecidas por Fabio Abrate, ex-diretor financeiro e de Relações com Investidores
247 – A Polícia Federal (PF) ampliou as investigações sobre a fraude na Americanas e agora apura se funcionários de grandes bancos participaram do esquema que gerou um rombo superior a R$ 20 bilhões na empresa varejista. A informação é do Metrópoles.
O foco dessa nova etapa da investigação está nas informações fornecidas por Fabio Abrate, ex-diretor financeiro e de Relações com Investidores da Americanas, que assinou um acordo de colaboração premiada.
Segundo Abrate, funcionários de pelo menos dois bancos, o Santander e o Itaú, teriam atuado para ocultar, do balanço da empresa, as dívidas do risco sacado – um tipo de financiamento usado principalmente por empresas do setor varejista para melhorar o fluxo de caixa. O esquema na Americanas envolvia lançar incorretamente esse dado no balanço.
De acordo com Abrate, sem a colaboração dos funcionários dos bancos, a dívida teria aparecido muito antes de estourar o rombo bilionário na empresa.