HOME > Brasil

Fachin tomará posse como presidente do STF em solenidade com discursos e troca de cadeiras

Cerimônia terá assinatura de posse, execução do hino nacional e pronunciamentos de autoridades

Edson Fachin (Foto: Gustavo Moreno/STF)

247 – O ministro Edson Fachin tomará posse nesta segunda-feira (29) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em solenidade marcada por ritos e discursos. Conforme relatado pela CNN, o evento contará com a presença de autoridades e terá momentos simbólicos, como a troca de cadeiras entre magistrados. Durante a cerimônia, o ministro Alexandre de Moraes também assumirá como vice-presidente do STF.

Além de comandar a Corte, Fachin passará a presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2025-2027, sucedendo o ministro Luís Roberto Barroso.

Como será a cerimônia

A sessão está marcada para começar às 16h, com abertura conduzida pelo atual presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e execução do Hino Nacional. Em seguida, serão lidos o termo de compromisso e o termo de posse. Após a assinatura, Fachin será declarado empossado no cargo.

Um dos pontos de destaque do evento será a troca de lugares das cadeiras: Barroso deixará o assento central, tradicionalmente reservado ao presidente da Corte, para que Fachin assuma a condução dos trabalhos.

Na sequência, caberá a Fachin empossar o novo vice-presidente, Alexandre de Moraes, com a repetição dos procedimentos de leitura, assinatura e cumprimento.

A parte final da solenidade prevê discursos de autoridades, entre elas Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...