“Em que lugar no mundo existe esse modelo?”, diz Rui Costa em crítica às emendas
Ministro afirmou que o modelo concentra recursos nas mãos dos parlamentares e prejudica investimentos estratégicos
247 – O ministro da Casa Civil, Rui Costa, voltou a criticar o sistema de emendas parlamentares no Brasil na última segunda-feira (7). Durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ele afirmou que o modelo concentra recursos nas mãos dos parlamentares e prejudica investimentos estratégicos.
“Em que lugar no mundo existe esse modelo onde se pega quase metade do orçamento livre de uma nação e, ao invés de aplicar em logística, em reduzir custos estruturais, em apostar em ciência, tecnologia, educação e saúde, se pulveriza?”, disse o ministro.
A ampliação desse tipo de repasse tem sido alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de um acordo recente entre o governo federal e o Congresso, mediado pelo ministro Flávio Dino para aprimorar a execução das emendas, ainda foram registradas tentativas de driblar as regras.
Rui Costa também avaliou a relação entre os Poderes e afirmou que o governo anterior, de Jair Bolsonaro, abandonou a responsabilidade de governar. “O que interessava era se manter no poder a qualquer custo”, afirmou.