TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Em meio a ataques de Trump, Pix permite que brasileiros paguem em reais nos EUA

      Sistema de pagamentos instantâneos poderá ser usado diretamente em maquininhas americanas por meio de acordo entre PagBrasil e Verifone

      (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, deu um passo inédito nos Estados Unidos: turistas brasileiros já podem fazer compras no país e pagar diretamente em reais, com conversão cambial em tempo real e sem a necessidade de cartão de crédito. As informações são do jornal O Globo.

      A nova funcionalidade é resultado de uma parceria entre a fintech brasileira PagBrasil e a empresa americana de tecnologia de pagamentos Verifone, que lançaram o chamado Pix Internacional. A solução permite que lojistas dos Estados Unidos aceitem pagamentos via Pix diretamente nas maquininhas — algo inédito até então.

      Antes, o Pix só podia ser utilizado em território americano de forma indireta, por meio de chaves vinculadas a empresas brasileiras. Agora, comerciantes nos EUA podem digitar o valor da compra em dólares, e o terminal gera um QR Code. O cliente brasileiro escaneia o código com o aplicativo de seu banco no Brasil e visualiza o valor convertido para reais, já com o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 3,5% incluso. A transação é confirmada em poucos segundos.

      De acordo com a PagBrasil, os lojistas também saem ganhando: a taxa cobrada por transações via Pix Internacional gira em torno de 2%, enquanto pagamentos com cartão de crédito variam entre 2% e 3%, além de envolverem tarifas fixas. Como o Pix é uma transferência bancária instantânea, o risco de contestações de pagamentos é praticamente eliminado, o que reduz custos operacionais.

      “Trata-se de um divisor de águas para comerciantes americanos em destinos turísticos como Nova York e Flórida. Só a Verifone oferece essa solução integrada no ponto de venda hoje, o que representa um diferencial importante para atrair e atender turistas brasileiros, que gastam mais de US$ 4,1 bilhões por ano nos Estados Unidos”, afirmou Madhu Vasu, vice-presidente sênior da Verifone.

      A tecnologia foi desenvolvida para funcionar com qualquer sistema de pagamento já instalado, utilizando a API de métodos alternativos da Verifone, sem necessidade de trocar o equipamento. A empresa está presente em 75% dos maiores varejistas dos EUA e opera em 165 países.

      Para o CEO da PagBrasil, Ralf Germer, a novidade responde a uma demanda crescente de consumidores brasileiros por métodos de pagamento mais rápidos e econômicos durante viagens.

      “Essa parceria não só amplia o alcance internacional do Pix como oferece uma experiência familiar e eficiente para os brasileiros fora do país — e uma nova fonte de receita para o varejo americano”, afirmou Germer.

      A implementação da solução ocorre em um momento estratégico. Com eventos como a Copa do Mundo de Clubes de 2025 e a Copa do Mundo de 2026 marcados para ocorrer nos Estados Unidos, a expectativa é de aumento expressivo no número de visitantes brasileiros, que já ultrapassa 2 milhões por ano — um crescimento superior a 17% entre 2023 e 2024.

      Apesar da expansão internacional, o Pix tem enfrentado resistência por parte do governo dos EUA. O Escritório do Representante do Comércio dos Estados Unidos (USTR) abriu uma investigação alegando que o sistema brasileiro pode prejudicar empresas americanas do setor de pagamentos eletrônicos. Segundo o relatório, o modelo do Pix favoreceria tecnologias desenvolvidas pelo governo brasileiro, o que poderia elevar custos, restringir a atuação de concorrentes estrangeiros e afetar a competitividade no mercado digital.

      Além disso, o relatório menciona multas aplicadas a redes sociais americanas por descumprirem decisões judiciais no Brasil, sugerindo que essas práticas também afetam o ambiente de negócios para empresas dos EUA.

      Desde seu lançamento em novembro de 2020, o Pix transformou o sistema bancário brasileiro. Em 2023, movimentou mais de R$ 26 trilhões, reduzindo a participação de meios tradicionais como TED, DOC e até carteiras digitais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados

      Carregando anúncios...
      Carregando anúncios...