HOME > Brasil

CUT condena aumento de 1 ponto percentual na Selic

O grupo expressou frustração com a medida e questionou os efeitos dessa política no cenário econômico do país

Sede do Banco Central, em Brasília (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 – A Central Única dos Trabalhadores (CUT) criticou a decisão tomada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de aumentar a taxa básica de juros (Selic) para 13,25% ao ano. Em uma nota divulgada nesta quarta-feira (29), o grupo expressou frustração com a medida e questionou os efeitos dessa política no cenário econômico do país.

“Não há outra palavra para caracterizar mais este absurdo do que frustração”, escreveu. 

De acordo com o grupo, a maior parte da inflação tem origem em fatores “como a omissão ou fraca atuação do Banco Central no controle do câmbio. A desvalorização do real gera inflação, pois os produtores e comerciantes compensam suas perdas aumentando os preços. Aumentar ainda mais os juros prejudica o Governo, que vai gastar mais com os juros de sua dívida aumentada, e prejudica o país e a classe trabalhadora”.

A CUT argumenta que aumentar a Selic é um impeditivo para o crescimento econômico, assim como para a geração de emprego e renda no país. A crítica ainda se estende aos interesses de banqueiros, especuladores e agiotas, apontados pelo grupo como os mais favorecidos pelo aumento da taxa básica de juros.

“Reafirmamos a necessidade de interromper medidas de favorecimento aos rentistas que prejudicam a  reconstrução do Brasil; a necessidade de iniciativas que reduzam e controlem os preços, que aumentem a  produção e reduzam as taxas de juros”, diz o comunicado.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...