'Brasil não é de brigar, mas também não é de fugir', diz Lula sobre tarifaço
Presidente brasileiro classificou a carta do governo norte-americano como "desaforada"
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comentar, nesta quinta-feira (17), a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, que deve entrar em vigor em 1º de agosto, foi classificada por Lula como um gesto de confronto. “O Brasil não é de brigar, mas também não é de fugir”, afirmou durante um evento de entregas do governo federal.
Segundo Lula, o governo brasileiro havia enviado uma carta ao governo norte-americano em maio, mas nunca recebeu resposta — apenas, segundo ele, a “carta desaforada” de Trump, que também tem criticado o sistema de pagamentos Pix.
“Estão incomodados porque o Pix vai acabar com o cartão de crédito. Vamos criar o Pix parcelado. É uma coisa do Brasil, não tem por que ficar dando palpite nisso. É preciso que o presidente dos EUA saiba que ele não é imperador do mundo, que foi eleito para cuidar do povo americano”, afirmou.
Ao comentar a carta do presidente norte-americano, Lula ainda mencionou a exigência de Trump de que o Brasil encerrasse o processo contra Jair Bolsonaro. O petista destacou que o processo contra Bolsonaro está sob responsabilidade do Judiciário e citou depoimentos de militares presos que, segundo ele, confirmaram planos de golpe de Estado e até mesmo de assassinato de autoridades.
“Quem vai condenar Bolsonaro é a Suprema Corte brasileira”, enfatizou. “Se condenado, o lugar dele é no xilindró. Neste país, a lei vale para todo mundo. Ninguém é melhor do que ninguém.”
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: