Bolsonaro não declarou possuir dólares em 2022
O ex-presidente disse que “sempre” guardou dólares após PF encontrar US$ 14 mil em sua casa
247 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não declarou possuir dólares em espécie na lista de bens entregue à Justiça Eleitoral em 2022, quando tentou a reeleição. A omissão ganhou destaque após a Polícia Federal apreender US$ 14 mil em sua residência nesta sexta-feira (18), durante operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são do Metrópoles.
Ao comentar o caso com a imprensa, o ex-presidente afirmou que “sempre” guardou dólares em casa e que pretende declarar os valores no próximo Imposto de Renda. “Todo dólar pego lá tem o recibo do Banco do Brasil. O dólar em casa está com recibo no Brasil. Declaro no ano que vem no Imposto de Renda”, declarou.
Além da apreensão do dinheiro, a operação impôs medidas restritivas ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica. Bolsonaro também está proibido de usar redes sociais, manter contato com diplomatas e embaixadores estrangeiros e de se aproximar de embaixadas.
No mesmo inquérito, a Polícia Federal afirmou ao STF que Bolsonaro atuou para incentivar sanções impostas presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao governo brasileiro. Segundo os investigadores, o ex-presidente e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho, iniciaram articulações com o governo norte-americano no dia 7 de julho. A PF aponta que Bolsonaro buscava criar obstáculos econômicos nas relações entre Brasil e EUA, com o objetivo de interferir no andamento da Ação Penal nº 2.668, que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: