Alckmin defende Lula como “candidato natural” e aponta cenário econômico favorável
Vice-presidente destaca avanços em emprego, renda e diálogo político e afirma que Lula tem condições de disputar a reeleição em 2026
247 -O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) voltou a reforçar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o nome mais consistente para a eleição presidencial de 2026. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (29) à rádio CBN Vale, Alckmin afirmou que o chefe do Executivo reúne resultados de governo que o credenciam para uma nova disputa.
“Queria dizer duas coisas: uma é que o presidente Lula é o candidato natural a presidente da República. Não sei quem vai ser o adversário. É uma definição que não cabe a nós. Lula tem o que mostrar: salário mínimo cresceu, desemprego caiu, renda melhorou. Você tem um cenário positivo”, declarou.
No sábado (27), em outra entrevista, Alckmin já havia afirmado que Lula “tem o que mostrar” ao eleitorado e que sua candidatura à reeleição seria natural.
Além de comentar sobre o cenário eleitoral, Alckmin voltou a criticar a fragmentação partidária do Brasil. “Esse excesso não de partidos, mas de siglas partidárias, dificulta a governabilidade”, observou. O vice acrescentou ainda que Lula tem conduzido a administração com foco no diálogo: “O presidente Lula é o governo do diálogo. Tem permanentemente dialogado, tanto é que até agora não teve dificuldade”.
Saída de partidos da base
Questionado sobre a decisão de partidos como União Brasil e PP, que no início do mês deram prazo para que seus ministros deixassem a Esplanada, Alckmin disse esperar que a medida não atrapalhe os planos do governo. “Espero que [a saída dos partidos] não impacte, porque os projetos do governo são de interesse público. Fui deputado federal e não tem essa coisa de ‘não voto porque sou amiguinho do governo’, ‘sou contra’”, afirmou.