TV 247 logo
      HOME > Brasil

      “A cada etapa, reforça-se a necessidade de firmeza institucional”, diz Lindbergh sobre indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro

      Líder do PT na Câmara destaca que denúncia deve avançar no STF e aponta tentativa de Jair Bolsonaro de pedir asilo político na Argentina

      Lindbergh Farias (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou nesta quarta-feira (20) que a representação que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) segue sendo “peça central” para a responsabilização de Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo. A declaração veio após a Polícia Federal concluir as investigações da Ação Penal 2668, que trata da trama golpista, e confirmar o indiciamento dos dois por coação no curso do processo.

      Segundo ele, o caso começou a partir de sua representação que resultou na abertura do Inquérito nº 4995, inicialmente voltado à atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos, e que mais tarde passou a atingir também o ex-presidente. “O caso, que nasceu a partir da apuração da atuação de Eduardo nos Estados Unidos, foi ampliado e passou a alcançar também o ex-presidente Jair Bolsonaro”, escreveu em publicação no X (antigo Twitter).

      A Polícia Federal informou, em nota, que o indiciamento decorre de ações de intimidação contra a Justiça. Mais cedo, a corporação também cumpriu mandado de busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia, que foi proibido de deixar o país.

      Lindbergh ressaltou ainda as mensagens em que Jair Bolsonaro discutia pedir asilo político na Argentina, o que, segundo ele, evidencia a intenção de escapar da Justiça. “O planejamento de fuga para outro país é um sinal inequívoco de quem tenta escapar das consequências jurídicas de seus próprios atos”, afirmou.

      O líder do PT na Câmara concluiu destacando que o relatório da PF fortalece a necessidade de punição exemplar. “A cada etapa, reforça-se a necessidade de firmeza institucional para garantir que Jair e Eduardo Bolsonaro respondam por seus crimes e que a democracia brasileira prevaleça sobre tentativas de obstrução e fuga”, declarou.

      Relacionados

      Carregando anúncios...