CNPM inicia atividades com participação de Lula
Conselho vai planejar exploração de minerais no país
Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional
O Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) iniciou suas atividades nesta quinta-feira (16) com a proposta de planejar a exploração de minerais no país. O presidente Lula participou da primeira reunião do colegiado, composto por 18 ministérios.
O presidente do conselho, o ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira, afirmou que o colegiado está trabalhando para aprovar o Plano Nacional de Mineração para os anos de 2025 a 2050:
“Esse plano, especificamente, já foi aprovado o esboço dele hoje, sem prejuízo de até a data da publicação da consulta pública continuar recebendo sugestões dos demais ministérios. Mas, após concluído, e eu espero que seja em um curto período, ele vá à consulta pública, seja aprovado, e nós teremos o nosso Plano Nacional de Mineração com um planejamento consistente até 2050.”
Terras raras
Alexandre Silveira disse ainda que um conselho especial será criado para assessorar o presidente Lula para discutir, especificamente, questões sobre minerais raros, que hoje são alvo de disputa entre os Estados Unidos e a China. O ministro afirmou que foi convidado para tratar da exploração de minerais críticos com o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright. Silveira reforçou que a exploração desses minerais é uma oportunidade para o Brasil desenvolver uma cadeia de produção desses insumos.
“Tem terras raras em abundância, tem nióbio, tem cobre, tem urânio, tem os minerais críticos e estratégicos em abundância e, portanto, abre uma janela de oportunidade muito grande para que a gente, nessa área, possa ter uma grande sinergia com os Estados Unidos. Por isso, é um passo importante, fundamental. Queremos sair de lá com uma visão clara dos dois países e buscar uma convergência naquilo que for do interesse de ambos os países para implementarmos a tração de investimentos para a exploração mineral no Brasil”, destacou o ministro.
Na reunião desta quinta-feira, o CNPM aprovou as prioridades da Política Mineral Brasileira, que busca impulsionar uma mineração mais sustentável. Além disso, um grupo de trabalho vai realizar um diagnóstico sobre a fiscalização da mineração no país.