Simbolismo da PEC da Blindagem
O simbolismo é a crise da democracia
Em todo mundo, a extrema direita cresce afetando a sociedade, significando crescente ameaça com pautas anti-aborto, anti-imigração, anti-LGBTQIAPN+ e outras de caráter conservador, mostrando não só ameaça aos direitos humanos, mas ameaça ao direito democrático. Recentemente, houve uma manifestação em Londres com mais de 100 mil pessoas, que atendendo ao chamado de Tommy Robinson, condenado por incitar ódio, estavam marcadas por islamofobia, anti-imigração e ultranacionalismo.
E o assassinato do extremista de direita Charlie Kirk? Como se não bastasse a extrema direita americana já ser belicosa e antidemocrática, você tem a extrema direita da extrema direita. O atirador Tyler Robinson, que matou Kirk é seguidor da Alt-right, um Groyper ou Groyper Army. Eles são um grupo de ativistas alt-right, nacionalistas brancos cristãos sob as ordens de Nick Fuentes. Os Groypers acreditam serem os verdadeiros detentores da Alt Right americana, considerando os MAGA liberais e comunistas. O ideal do grupo é promover o caos para depois serem construídas conforme o desejo desse grupo.
Por aqui, todo caos promovido pela extrema direita brasileira até o 8 de janeiro, pretende manter seu índice de crescimento entre a população menos alfabetizada, conseguindo mais adeptos nas casas legisladoras e conquistando através de Leis, ações a seu favor. A PEC da Blindagem, junto com a ideia da Anistia, são ferramentas para legalizar ações conservadoras. Hugo Motta além de blindar a impunidade, transformando qualquer parlamentar em intocável, tornou Eduardo Bolsonaro líder da minoria, salvando o mandato, recebendo alto salário no exterior para conspirar nos Estados Unidos contra o Brasil e conseguir algum indulto para tirar seu pai da cadeia.
Hugo Motta prevê que ações, que são verdadeiramente a favor do povo, só podem ser votadas após a PEC da blindagem e da Anistia. As taxações das grandes fortunas e o livramento daqueles que ganham até cinco mil reais (80% da população) serão empurradas pela barriga para salvar o oba-oba da extrema direita e o governo nesse meio tempo tendo que cortar recursos na saúde e nos programas sociais. Dizem que assim como este congresso recheado da extrema direita é como na Bahia que não sabe em que Carnaval está, pois tem gente que ainda está pulando o Carnaval de 1948. O Congresso está parado em 1964.
A blindagem vai beneficiar o povo em quê? Você criar uma casta social, blindando inclusive presidentes de partido, traz inúmeros problemas sociais a curto e longo prazo. Qual a punição dada aos parlamentares que obstruíram a mesa de votar recentemente? Afinal, como na PEC, serão analisados pelo próprio congresso, onde a maioria é bolsonarista. Esse texto apresentado anteriormente onde fala que quando um parlamentar for investigado por qualquer crime, o congresso tem que autorizar. Ou seja, os amiguinhos irão decidir se podem ser investigados ou não. Só pode prender parlamentar que estiver em uma lista de crimes pré-estabelecidas e mesmo cometendo um crime gravíssimo, só vai ser preso se o Congresso autorizar. E preso na Câmara dos Deputados.
Talvez nem o ex-deputado Hildebrando Pascoal, que matou um mecânico com uma serra elétrica, fosse preso com essa PEC.
O simbolismo é a crise da democracia. A insatisfação da população em geral, os efeitos da globalização, falta de políticas públicas e tristeza emocional generalizada, abre espaço para uma campanha fascista, desrespeitando a luz do dia a própria democracia. Acabam que a visão é que todos são penitentes o ano inteiro, martirizados pelos governos, sem nenhuma epifania à vista. E, no entanto, todos acabam sambando.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.