HOME > América Latina

Trump acusa Petro de ligação com narcotráfico e ameaça a Colômbia

Presidente dos EUA diz que Gustavo Petro estimula produção de drogas e afirma que Washington não enviará mais subsídios ao país sul-americano

Donald Trump e Gustavo Petro (Foto: Reuters)

247 - O presidente norte-americano, Donald Trump, publicou neste domingo (19), em sua rede Truth Social, um ataque direto a Gustavo Petro, ao acusar o presidente colombiano de ser “líder do tráfico de drogas”.

“Incentiva fortemente a produção em massa de entorpecentes, em grandes e pequenos campos por toda a Colômbia. Isso se tornou, de longe, o maior negócio do país, e Petro nada faz para detê-lo, apesar dos grandes pagamentos e subsídios vindos dos Estados Unidos — que não passam de um golpe de longo prazo contra a América”, afirmou Trump.

“A partir de hoje, esses pagamentos, ou qualquer outra forma de pagamento ou subsídio, não serão mais feitos à Colômbia. O objetivo dessa produção de drogas é a venda de quantidades massivas do produto para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos. Petro, um líder mal avaliado e muito impopular, que tem uma língua ferina em relação à América, é melhor fechar imediatamente esses campos de morte — ou os Estados Unidos os fecharão por ele, e não será de forma agradável”.

Escalada diplomática e a América Latina

As declarações ampliaram a tensão entre Washington e Bogotá. Trump não especificou quais programas de cooperação ou valores serão cortados. Também não disse de que forma os EUA poderiam intervir em território estrangeiro para encerrar cultivos de drogas.

As ameaças à Colômbia não ocorrem à tona e fazem parte de uma investida do governo trumpista, com o objetivo de interferir na soberania de países latino-americanos.

O presidente Trump escalou mais de 10 mil soldados para a região caribenha, próxima à costa venezuelana. Os EUA alegam que a medida é necessária para combater o narcoterrorismo e anunciaram uma recompensa de até US$ 50 milhões (cerca de R$ 270 milhões) por informações que levem à prisão ou condenação do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

O presidente norte-americano confirmou que pediu à agência de espionagem dos EUA, a CIA, a fazer operações na Venezuela, para derrubar Nicolás Maduro. O presidente venezuelano anunciou que o país ativou integralmente seu plano de defesa diante das “ameaças” dos Estados Unidos.

donald-trump
Perfil de Donald Trump em rede social. Foto: Reprodução

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...