Presidente da Venezuela defende formação política e cultural dos jovens contra ofensiva digital
Juventude venezuelana é convocada por Maduro a enfrentar a guerra cognitiva
247 - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou a importância da educação política e cultural dos jovens para enfrentar a “guerra cognitiva” conduzida diariamente nas redes sociais. A declaração foi feita nesta sexta-feira (12), durante a celebração do 17º aniversário da Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela (JPSUV), informa a Telesur. .
O evento ocorreu na Escola Internacional de Liderança Juvenil Antonio José de Sucre, no município de Sucre, estado de Miranda, e contou com a formatura de quase quatro mil jovens líderes formados pela JPSUV. Durante a cerimônia, Maduro alertou que a juventude deve se preparar contra ataques virtuais e narrativas de desestabilização promovidas, segundo ele, por potências hegemônicas.
Combate à guerra cultural
Em seu discurso, Maduro enfatizou que a juventude precisa criar resistência contra conteúdos que circulam diariamente nas plataformas digitais. “A população jovem da Venezuela deve receber anticorpos contra a guerra cognitiva, a guerra psicológica, a guerra cultural diária nas redes sociais, que visa envenenar a juventude com os venenos da sociedade ocidental do norte”, afirmou.
Para reforçar esse processo, o presidente anunciou uma jornada nacional de consulta e debate que ocorrerá neste fim de semana. O objetivo é acelerar a implementação de três tarefas prioritárias estabelecidas pelos congressos do PSUV e da JPSUV, voltadas para fortalecer o “governo direto nas ruas e no território”.