HOME > América Latina

Peru protesta contra declarações da presidente do México em apoio a Pedro Castillo

Governo peruano considera que posicionamento de Claudia Sheinbaum demonstra desconhecimento sobre a tentativa de golpe de Estado de 2022

Claudia Sheinbaum (Foto: Reuters/Henry Romero)

247 - O governo do Peru manifestou, na última sexta-feira, seu descontentamento em relação às declarações da presidente do México, Claudia Sheinbaum, que expressou apoio ao ex-presidente peruano Pedro Castillo. Sheinbaum classificou como "injustiça" o processo penal enfrentado por Castillo, detido há mais de dois anos. As informações são da CNN em Espanhol. 

Em comunicado oficial, o Ministério das Relações Exteriores do Peru afirmou que as declarações de Sheinbaum "refletem um total desconhecimento do fracassado golpe de Estado que o senhor Pedro Castillo realizou em 7 de dezembro de 2022". 

Durante encontro com Guido Croxatto, advogado de Castillo, Sheinbaum declarou: "Le planteamos que sí, que en ese marco por supuesto que vamos a apoyar. Consideramos que es una injusticia". 

Castillo está detido desde dezembro de 2022, após tentar dissolver temporariamente o Congresso peruano, que se preparava para votar uma moção de vacância contra ele. O Ministério Público do Peru o acusa de "rebelião ou conspiração para a rebelião, abuso de autoridade e grave perturbação da tranquilidade pública", acusações que ele nega. O julgamento está previsto para começar em 4 de março. 

A presidente mexicana mantém uma postura alinhada à de seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador, que em 2023 acusou a atual presidente peruana, Dina Boluarte, de "usurpar" a presidência e afirmou que Castillo está injustamente preso. 

O Ministério das Relações Exteriores do Peru enfatizou que as declarações de Sheinbaum demonstram "um marcado desrespeito pelo Estado de Direito e pelo princípio de não intervenção", contradizendo os fundamentos da Doutrina Estrada, que o governo mexicano afirma defender. 

A chancelaria peruana exigiu "para o Peru o mesmo grau de respeito que o governo mexicano reclama em suas relações com outros Estados". 

Até o momento, o governo mexicano não se pronunciou oficialmente sobre a nota de protesto emitida pelo Peru.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...