HOME > América Latina

Partido Comunista do Chile lança candidata às primárias das eleições presidenciais

Ex-ministra do Trabalho será a representante comunista na disputa que definirá o candidato da esquerda para as eleições de novembro

Jeanette Jara (dir.), candidata do PC do Chile nas primárias presidenciais (Foto: Prensa Latina )

247 - O Partido Comunista do Chile (PCCh) decidiu concorrer às primárias das eleições presidenciais marcadas para 29 de junho. A eleição presidencial propriamente dita será em novembro. As informações são da agência Prensa Latina.

A legenda comunista lançou Jeannete Jara, formada em Administração Pública e Direito. Jara tem uma longa trajetória no serviço público. Atuou como subsecretária de Previdência Social no segundo governo de Michelle Bachelet e, mais recentemente, como ministra do Trabalho no governo de Gabriel Boric. Durante sua gestão, esteve à frente de conquistas significativas, como a reforma da previdência, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o aumento do salário mínimo e a aprovação da Lei Karin, que combate a violência no ambiente de trabalho e o assédio sexual.

Ao oficializar sua candidatura, Jeannette Jara destacou o espírito que pretende imprimir à disputa. "A primeira tarefa é garantir que as primárias sejam competitivas, baseadas em ideias e não em desqualificações, como é o caso dos candidatos de direita", afirmou. Ela ainda reforçou que, independentemente do resultado, o campo progressista sairá unido: "Quem vencer essa corrida terá toda a força da esquerda e do progressismo à sua disposição no dia seguinte".

Jara enfrentará nas primárias outros nomes expressivos do campo progressista, como Carolina Tohá, do Partido para a Democracia; Gonzalo Winter, pela Frente Ampla; Paulina Vodanovic, do Partido Socialista; e Jaime Mulet, da Federação Regionalista Social Verde.

O bloco governista, que reúne partidos de esquerda, social-democratas e progressistas, foi o único a manifestar interesse em realizar primárias. O prazo para inscrição dos candidatos se encerra em dois dias.

Em contraste, a coalizão de direita Chile Vamos desistiu de realizar primárias após fracassar nas negociações internas. Com isso, levará diretamente às eleições de novembro sua candidata, Evelyn Matthei, atual prefeita de Providencia. Pela extrema direita, José Antonio Kast, do Partido Republicano, e Johannes Kaiser, do Partido Libertário, também devem disputar diretamente o pleito presidencial.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...