Noboa, presidente do Equador, defende rota comercial do Brasil até portos do país
Presidente equatoriano enfatizou que o momento é de deixar divergências ideológicas de lado
247 - O presidente do Equador, Daniel Noboa, elogiou, nesta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela calorosa recepção, destacou a cooperação no tema da segurança e projetou um futuro de prosperidade nos laços bilaterais, durante sua visita oficial à Brasília-DF.
"Um problema que não se pode combater sozinho", disse Noboa, citando práticas como tráfico de drogas. "Isso prejudica a nossa juventude e os nossos povos", disse o presidente equatoriano em coletiva de imprensa, após a assinatura de atos.
"Vamos fazer tudo no nosso alcance para aumentar o volume de comércio com o Brasil e de intercâmbio de informação e conseguir, de uma vez por todas, a integração da rota entre o Brasil e os portos de Guyaquil e Manta, por ferrovia, rodovia ou hidrovia", disse, ao defender uma "visão de unidade" entre os países vizinhos.
"É importante vermos a América Latina como uma região única, e transformá-la numa potência", disse. "Esses assuntos nos unem aqui. As discussões ideológicas são página virada".
O presidente Lula afirmou que as divergências políticas não podem impedir nosso objetivo maior. Ele também fez questão de destacar as convergências entre os dois países, em especial na área ambiental. “Compartilhamos a missão de cuidar dos nossos habitantes”.
Lula também defendeu a necessidade de união no combate à criminalidade, destacando ações que já são conduzidas e prometendo fazer "muito mais". O presidente ainda defenceu ampliar o comércio entre as duas nações.