TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Maduro convoca congresso extraordinário do PSUV

      O presidente venezuelano pede unidade, ética e mobilização do partido líder da Revolução Bolivariana

      Maduro desfralda a bandeira do PSUV no lançamento de sua candidatura à reeleição (Foto: Prensa Latina )
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, defendeu que o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) seja mobilizado para “dinamizar a Revolução a partir das ideias”, em encontro com governadores, prefeitos do Grande Polo Patriótico e a direção nacional do partido. As informações são do Correo del Orinoco, que publicou o conteúdo original do pronunciamento.

      Segundo o veículo venezuelano, Maduro associou a mobilização partidária a um esforço de unidade nacional. “Como presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela, vanguarda lúcida e histórica, herança e legado do Comandante Hugo Chávez, convoco a derrota do sectarismo como um dos piores males que cultivamos em nossa prática política (...) o sectarismo deve ser derrotado, porque dentro das fileiras da Revolução Bolivariana existe uma força amorosa, unitária e unificadora”, disse

      O chefe de Estado frisou que os militantes chavistas “não foram, nem são, uma seita política”, ao reforçar que o PSUV deve acolher todos os patriotas que defendem a soberania do país. Nas palavras de Maduro, “devemos ser uma força amorosa, unida e unificadora para todos os patriotas venezuelanos e todos aqueles que desejam uma pátria livre e defendem sua nacionalidade”

      Ao vincular o processo revolucionário ao ideário bolivariano, Maduro enfatizou a continuidade histórica do projeto político: “somos os seguidores e filhos originais do grande Libertador da América, Simón Bolívar, e continuamos seu legado. Devemos mobilizar o PSUV para que a Revolução seja energizada por ideias, propostas, ações, moral, ética, liderança e comando.”

      “Vamos a esse congresso, homens e mulheres da pátria. Viva o povo da Venezuela!”, afirmou

      A reunião com lideranças regionais, descrita pelo Correo del Orinoco, foi apresentada pelo governo como parte de um esforço para alinhar diretrizes do PSUV e atualizar a agenda política. A orientação de Maduro combina ênfase ideológica — com referências a Hugo Chávez e a Simón Bolívar e chamados práticos à disciplina, à ética e ao exercício de liderança nas comunidades, com a meta de reavivar o trabalho de base e neutralizar comportamentos sectários.

      O pronunciamento reforça a estratégia de comunicação direta adotada pelo governo, que tem utilizado redes e canais próprios para amplificar decisões e mensagens-chave ao público e à militância. Ao centrar o discurso em “ideias, propostas e ações”, Maduro buscou associar a pauta organizativa do PSUV à renovação programática da Revolução Bolivariana, apresentando a unidade como condição para ampliar o alcance do projeto político no país.

      Relacionados

      Carregando anúncios...