Líder de ultradireita, José Antonio Kast assegura o primeiro lugar em pesquisa presidencial no Chile
O presidenciável apelidado de "Bolsonaro chileno" é seguido de perto por Jeannette Jara, representante do governo Gabriel Boric
247 - Líder do Partido Republicano e um dos principais políticos da “nova direita” chilena, José Antonio Kast, tem 28% dos votos, contra 26% de Jeannette Jara (Partido Comunista), representante do governo. Ela é ministra do Trabalho e Previdência Social. Os números foram publicados na Plaza Pública Cadem, nesse domingo (10).
Na terceira posição está a candidata da coalizão de centro-direita Chile Vamos, Evelyn Matthei, com 16%. O líder do Partido da Gente (PDG), Franco Parisi, conseguiu 12%. O libertário Johannes Kaiser teve 5%, o independente Marco Enríquez-Ominami, 2%, e o ex-dirigente do futebol chileno Harold Mayne-Nicholls, com 1%.
No cenário de segundo turno, Kast venceria Jara por 48% a 34%. Entre os entrevistados, 18% não souberam responder em quem votarão. Na “preferência espontânea”, o republicano lidera por um ponto, com 25% contra 24% de Jara.
Outro levantamento
A pesquisa Painel Cidadão UDD, também divulgada no domingo, mostrou Kast com 28% dos votos e Jara com 26%. Os números apontaram que 6% não decidiram e 5% planejam anular o voto ou se abster.
As estatísticas do UDD mostraram que Jara perderia para Kast (50% a 32%) e também para Matthei (44% a 32%) em um possível segundo turno.