EUA anunciam restrições de visto contra centro-americanos ligados à influência chinesa
Secretário Marco Rubio afirmou no X que medida busca conter a influência do Partido Comunista da China na América Central
247 - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta quinta-feira (4) uma nova política de restrição de vistos voltada a cidadãos da América Central e seus familiares imediatos. A informação foi divulgada em sua conta oficial na plataforma X (antigo Twitter)
Segundo Rubio, o objetivo da medida é enfrentar a crescente presença de Pequim na região. “Os Estados Unidos estão comprometidos em combater a influência corrupta da China na América Central”, escreveu o secretário em sua publicação, acrescentando que o Departamento de Estado passará a aplicar as novas regras de elegibilidade para viagens ao país norte-americano. “Hoje, o @StateDept anuncia uma nova política de restrição de vistos que restringirá a concessão de vistos americanos a cidadãos centro-americanos e seus familiares próximos que estejam agindo intencionalmente em nome do Partido Comunista Chinês e ameaçando a estabilidade da nossa região”.
A iniciativa marca mais um capítulo da hostilidade dos Estados Unidos à China. O anúncio ocorre em um momento em que a China tem expandido investimentos e parcerias comerciais com nações centro-americanas, atraindo atenção de governos locais.
O posicionamento reforça a linha dura da política externa dos Estados Unidos, que tem buscado reduzir a influência de adversários estratégicos no continente, ao mesmo tempo em que tenta preservar sua tradicional área de influência. Até o momento, governos da América Central não se manifestaram oficialmente sobre o anúncio.