HOME > América Latina

Cuba reforça compromisso com a ALBA-TCP em reunião de Díaz-Canel com secretário executivo

Presidente Díaz-Canel destaca unidade e autodeterminação como prioridades estratégicas frente a "ataques do imperialismo"

Presidente de Cuba Miguel Díaz-Canel (Foto: Presidência de Cuba)

247 - O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, recebeu nesta terça-feira (22) em Havana o secretário executivo da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América - Acordo Comercial dos Povos (ALBA-TCP), Rander Peña, em um encontro que reforçou os laços do bloco regional. Segundo informações divulgadas pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba na rede social X, a reunião destacou a "alta prioridade" que o país atribui à Agenda Estratégica 2030 da ALBA, visando ampliar a complementaridade econômica entre os Estados-membros.

Díaz-Canel enfatizou que a defesa da unidade e o respeito à autodeterminação dos povos são pilares fundamentais para a aliança. "Em um contexto de intensificação dos ataques do imperialismo e das tentativas de nos dividir", afirmou o presidente cubano. 

Além do encontro com Díaz-Canel, Peña também se reuniu com a vice-ministra das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal, para discutir temas regionais e os próximos passos na implementação da Agenda 2030. Nomeado em 12 de junho pelos chefes de Estado e de governo dos países-membros, o secretário executivo da ALBA-TCP assume o cargo em um momento de desafios para o bloco, que busca fortalecer a integração diante de crises econômicas e políticas na região.

Fundada em 2004 por Cuba e Venezuela, a ALBA-TCP tem como eixo a cooperação solidária e o desenvolvimento conjunto, contrastando com modelos de livre comércio tradicionais. A reunião em Havana sinaliza a disposição do governo cubano em aprofundar esses laços, mesmo em meio a tensões internacionais.

Artigos Relacionados