HOME > América Latina

Congresso do Peru aprova entrada de militares dos EUA no país

Durante o debate, parlamentares de esquerda criticaram o pedido, classificando-o como um atentado à soberania peruana

Congresso do Peru (Foto: Foto oficial/Congresso do Peru)

247 - O Congresso da República do Peru aprovou nesta quinta-feira (31) o projeto de resolução legislativa que propõe autorizar o ingresso de 600 militares estadunidenses "antes, durante e depois" da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), informou o RT

Com 63 votos a favor, 24 contra e sete abstenções, o plenário autorizou a solicitação apresentada pelo governo de Dina Boluarte, que tem como objetivo principal "fornecer apoio administrativo, logístico e de segurança" para a cobertura do evento internacional.

Durante o debate, parlamentares de esquerda criticaram o pedido, classificando-o como um atentado à soberania peruana. Em resposta, a presidente da Comissão de Defesa Nacional, Ordem Interna, Desenvolvimento Alternativo e Luta Contra as Drogas, Adriana Tudela, defendeu o projeto.

"Isso apenas busca garantir a segurança do desenvolvimento do fórum, para que sejam cumpridos os padrões de segurança", afirmou Tudela, antes da decisão. "Um voto a favor dessa resolução é um voto a favor da integração econômica do Peru e do fortalecimento da relação do Peru com as maiores economias do mundo", disse.

Artigos Relacionados

Carregando anúncios...