HOME > América Latina

Partido de Milei conquista vitória categórica na Argentina

Eleições legislativas foram realizadas neste domingo

O presidente da Argentina, Javier Milei, gesticula para a multidão durante as eleições de meio de mandato, que são vistas como cruciais para sua administração depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que o apoio futuro à Argentina dependeria do bom desempenho do partido de Milei na votação, em Buenos Aires, Argentina, em 26 de outubro de 2025 (Foto: REUTERS/Cristina Sille)

247 - A Câmara Nacional Eleitoral (CNE) da Argentina divulgou neste domingo (26) os resultados oficiais das eleições legislativas nacionais de 2025, confirmando uma vitória expressiva do partido governista La Libertad Avanza, que obteve 40,84% dos votos em todo o território argentino. A principal força opositora, Fuerza Patria, ficou com apenas 25%. As informações são do canal C5N

De acordo com a CNE, os números refletem a apuração de 96% das mesas eleitorais. O oficialismo recebeu amplo apoio em todo o país, conquistando vitórias em 16 províncias, incluindo Buenos Aires, onde a chapa liderada por Diego Santilli (41,52%) superou o peronismo (40,84%) — um resultado simbólico, já que nas eleições locais, realizadas há pouco mais de um mês, o peronismo havia vencido por 14 pontos de diferença.

As eleições, que definem a composição da Câmara dos Deputados e do Senado, registraram participação abaixo de 70%, o menor índice desde o retorno da democracia na Argentina.

O chefe de gabinete Guillermo Francos destacou que o pleito representou “um forte respaldo nacional ao governo”. Segundo os resultados oficiais, o La Libertad Avanza venceu em Buenos Aires, CABA, Chubut, Corrientes, Córdoba, Entre Ríos, Jujuy, La Rioja, Mendoza, Misiones, Neuquén, Río Negro, Salta, San Luis, Santa Fe e Tierra del Fuego.

Por outro lado, o Fuerza Patria ficou em primeiro lugar em Catamarca, Formosa, La Pampa, San Juan, Santa Cruz e Tucumán.

Artigos Relacionados